A Vinícola Fin é uma pequena vinícola localizada na cidade de Entre-Ijuís, Região das Missões e produz vinhos em pequena escala, com uvas de seus vinhedos próprios.

A História da Vinícola Fin

Vinícola Fin
Vinícola Fin

Tudo começou no ano de 1876, com a vinda do patriarca da Família Luigi Fin, nascido em Arzignano (Provincía de Vêneto, Itália), para Campo dos Bugres (hoje conhecida como Caxias do Sul – Rio Grande do Sul, a cidade da Festa da Uva no Brasil), a continuidade se deu com Patrício Fin na cidade de Três de Maio, também no Rio Grande do Sul.

Jorge Fin (terceira geração da Família Fin no Brasil, é quem mantém viva as raízes e a tradição familiar com a elaboração de vinhos e com o cultivo cuidadoso das videiras em seu vinhedo biodinâmico.

Vinícola Fin e seu vinhedo biodinâmico

Vinhedo Biodinâmico da Vinícola Fin
Vinhedo Biodinâmico da Vinícola Fin

O vinhedo da Vinícola Fin é biodinâmico, ou seja, são vinhedos cultivados de acordo com as regras da Antroposofia. O conceito que se tem por trás desta forma de agricultura baseia-se nas relações de harmonia entre todos os elementos que compõem o vinhedo.

Resumindo, é equilíbrio entre o solo, os animais, as plantas, o ser humano e os cosmos (representados pela luz e calor e pelas estações do ano, sendo estes, aspectos que atuam diretamente no ciclo da vida do terroir). É um solo rico, que nutri o seu vinhedo e as plantas que por ali nascem e vivem, sem adição de pesticidas e fertilizantes industriais no vinhedo.

Vinícola Fin e seu encantador Turismo Enogastronômico

Turismo Enogastronômico na Vinícola Fin
Turismo Enogastronômico na Vinícola Fin

Uma das coisas que mais chama atenção a quem se destina a vinícola é a parte da enogastronomia e a mesa farta, típico de uma família italiana. Massa artesanal, polenta e molho ao sugo, tudo feito com produtos artesanais e orgânicos da região, harmonizados com os vinhos da Vinícola Fin.

O turismo enogastronômico na vinícola está relacionado com a estimulação do paladar, do prazer e da saciedade adquirida através da junção da comida, dos vinhos da vinícola e do passeio.

A vinícola para a parte do turismo enogastronômico trabalha com agendamento prévio e grupos de no mínimo 15 pessoas, além de jantar corporativo para empresas e universidades.

Conheça os vinhos da Vinícola Fin

A Vinícola Fin possuí pouco mais de 10 rótulos em sua carta, entre vinhos de mesa, suco e vinhos finos. Entre seus produtos, daremos destaque para dois vinhos que foram premiados, vamos lá?

Vinho Ancellotta Gran Reserva do Produtor 2012 Vinícola Fin

Ancellotta Gran Reserva do Produtos Vinícola Fin

O vinho Ancellotta Reserva do Produtor de safra 2012 (Safra considerada uma das melhores das últimas décadas) da Vinícola Fin levou o título de “Vinho Tinto de Ouro 2016” no The Best of Wine Weekend em São Paulo, sendo este um dos maiores concursos do gênero na América Latina.

O vinho foi elaborado a partir de uma criteriosa seleção de uvas, com alto índice de maturação. Vinho de linda coloração rubi intensa, aroma de frutas como cereja e aroma, notas de amêndoa, leve toque de caramelo e café torrado.

Vinho de bom corpo, taninos macios e aveludados, de boa persistência e retrogosto agradável. Um vinho que combina perfeitamente com medalhões de picanha grelhada.

Sem dúvidas este vinho é um dos grandes Ancellotta do Brasil e seu custo-benefícios dispensa comentários.

Espumante Moscatel Vinícola Fin

Moscatel Vinícola Fin

O Espumante Moscatel Fin foi colocado no mercado há três anos e foi um dos premiados na 10ª Edição do Concurso Nacional de Vinhos Finos e Destilados do Brasil em 2017.

O evento foi realizado sob a chancela do maior concurso de vinhos do mundo (Concours Mondial de Bruxelles), na cidade de Florianópolis – Santa Catarina.

O Espumante Moscatel Fin é elegante e refrescante, aromas de flores brancas e frutas tropicais. Ótima acidez e equilíbrio com seu dulçor. Um espumante ideal para comemorações e que harmoniza muito bem com torta de chocolate.

Visitação, degustação e Localização da Vinícola Fin

A Vinícola Fin está localizada na cidade de Entre-Ijuís, nas Missões, Rio Grande do Sul e abre todos os dias, para atender seus clientes e visitantes. Não é necessário agendar a sua visitação, basta chegar na vinícola que você será atendido, seja individual, família ou grupo.

Endereço: BR 285, Km 50
Telefone: (55) 9.9961-8722
E-mail: finvinicola@gmail.com
Site: www.vinicolafin.com.br

3 Comentários

  1. Paula Klein 20 de novembro de 2018 at 12:00

    A Vinícola Fin tem um Tannat fantástico! Tivemos a oportunidade de degustarmos ele meses atrás em um churrasco de família e ele foi sem sombra de dúvidas o preferido do pessoal. Vinho encorpado, potente, aromas deliciosos e sabor irresistível. E sem contar no seu valor, que foi super em conta e quase ninguém acreditou, dado a sua alta qualidade. A Fin é uma vinícola que aprendemos a amar e respeitar, porém não sabemos onde comprar os vinhos aqui em Porto Alegre, pois até o momento não achamos nenhuma loja que venda. Obrigada!

    Reply
    1. Vinhos pelo Brasil - Autor do Blog 20 de novembro de 2018 at 13:54

      Olá Paula, tudo bem? Adoramos também o Tannat da Vinícola Fin e sem dúvidas é um ótimo vinho. Sobre onde encontrar o vinho em Porto Alegre, você pode acessar o Instagram da Loja WineBiz Oficial http://instagram.com/winebizoficial que eles são distribuidores e parceiros da Vinícola na cidade e regiões próximas! Um forte abraço e saúde!

      Reply
  2. Adson Guilherme 25 de novembro de 2018 at 23:39

    Excelente vinícola e vinhos! Adoro os produtos da Vinícola Fin!

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *