A Vinícola Boutique Hélios é uma pequena vinícola que está sediada na cidade gaúcha de Monte Belo do Sul, no lado de Bento Gonçalves em direção ao Vale dos Vinhedos e também conta com parcerias nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, com forte destaque para as cidades de São Joaquim, em Santa Catarina e também em Guaporé, na Serra Gaúcha.

Os vinhos da Vinícola Boutique Hélios

A Hélios é uma vinícola que busca sempre o melhor produto para entregar ao seu público, visando a maior qualidade possível e não quantidade, por este motivo seus rótulos tem produção limitada, ficando de 200 até no máximo 4.700 garrafas por produto. Excelência é a palavra chave da vinícola!

A vinícola conta com um bela carta de vinhos e conquistou diversos prêmios no Brasil com seus produtos e ao passar do tempo vem conquistando cada vez mais o coração e paladar do público mais exigente, seja pelos seus vinhos tintos de grande expressão ou até mesmo com seus espumantes altamente gastronômicos.

E falando em carta de vinhos da vinícola, vamos hoje apresentar os principais vinhos da mesma. Vamos lá?

Vinho Hélios Tannat Corcéis 2010

Hélios Corcéis Tannat 2010
Hélios Corcéis Tannat 2010

O vinho Hélios Tannat Corcéis 2010 é um vinho de grande presença e qualidade. É um vinho varietal (elaborado 100% com a uva Tannat de Guaporé, Serra Gaúcha) de paladar bastante robusto, linda coloração vermelho intenso e uma tonalidade rubi. Em nariz o vinho se mostra de boa complexidade aromática, destacando fruta em compota, ameixa madura, uva passa, marmelada e notas por decorrência do amadurecimento do vinho em barricas de carvalho, como o tostado e a baunilha.

Vinho de taninos firmes e ótima acidez, com um final de boca prolongado e altamente prazeroso. É um vinho extremamente gastronômico e acompanha com excelência um bom churrasco, uma carne de cordeiro e queijos maturados. O vinho passou por barrica de carvalho francês durante 12 meses e logo após, repousou em cave por mais 12 meses antes de ir para o mercado.

O vinho ganhou Medalha de Ouro no GPVB (Grande Prova de Vinhos do Brasil) 2017/2018 e também obteve nota 90 no Concurso de Vinhos do Guia Adega no ano de 2017/2018. Além da safra 2010, a vinícola possuí o Corcéis Tannat nas safras 2006 e 2013. Um grande destaque para a Safra 2013, que obteve um vinho extremamente elegante e com grande potencial de guarda.

Vinho Hélios Nº 5 – Safra 2014

Hélio Nº 5
Hélio Nº 5 – Safra 2014

O Nº 5 é um vinho elaborado com as uvas Cabernet Sauvignon (60%), Merlot (30%) e Tannat (10%) da cidade de Guaporé, assim como o Tannat Corcéis. É um vinho que de coloração límpida e muito intensa. Em nariz se mostrou ser elegante e bastante delicado, frutas em compota e também licor.

Em boca, sabor marcante e final de boca longo, especiarias, caramelo e frutas secas. Em boca, podemos perceber bem a presença da passagem do vinho por barricas de carvalho francês (o vinho estagiou por 12 meses em carvalho). Para harmonização, aconselhamos carnes assadas, cordeiro, carnes de caça e queijos fortes.

Este vinho teve seu lote limitado em apenas 2.000 garrafas e obteve prêmios como, Medalha de Prata no GPVB (Grande Prova de Vinhos do Brasil) no ano de 2016 e também Nota 88 no Guia Adega do Brasil nos anos 2015 e 2016.

Hélios NDN Malbec 2013

Hélios NDN Malbec 2013
Hélios NDN Malbec 2013

O NDN Malbec é o vinho da Vinícola Hélios em Homenagem aos 30 anos da Banda Nenhum de Nós. Seu rótulo trás uma ilustração sobre o Astronauta de Mármore, música que fez com que a banda fosse reconhecida nacionalmente no final dos anos 80.

O vinho tem uma linda coloração vermelho intenso com matrizes violáceas. No nariz, predominam aromas de frutas maduras, ameixa, aroma e notas de violeta. Também aromas de especiarias como anis, canela e um leve toque de cerejas maduras. Em boca, temos um vinho alegre, com bom paladar e um pequeno toque de madeira de carvalho (o vinho amadureceu por apenas 4 meses em carvalho francês), dando a ele, toque de chocolate, baunilha e café.

Um vinho que foge totalmente o estilo de Malbec argentino, se mostrou ser deliciado e pede pratos que tenham também uma leveza, como: Risoto de cogumelos, carne de cordeiro, pizza margherita e carnes grelhadas. É um vinho que teve seu lote limitado em apenas 2.500 garrafas.

Além destes vinhos, a Hélios conta em sua carta de vinhos outros de extrema qualidade, como por exemplo:

Hélios Espumante Brut

Um espumante que é elaborado pelo método Charmat, com Chardonnay (70%) e um corte de Sauvignon Blanc (30%) na cidade de São Joaquim, na Serra Catarinense. Um belo e elegante espumante, com toque de frutas brancas, frutas secas e toques de confetaria. Ótima acidez e podendo ser tomado na beira da piscina, na praia ou até mesmo para acompanhar pratos leves e entradas.

Hélios Rosé Invictus

O primeiro vinho rosé da vinícola, de safra 2017 e elaborado com as uvas Pinotage (95%) e Merlot (5%), na cidade de Farroupilha, na Serra do Rio Grande do Sul. É um vinho muito elegante, no nariz lembra bastante frutas tropicais, pêssego, mamão papaia e um leve herbáceo. Um vinho bem interessante que pode, assim como o espumante, ser degustado à beira da piscina ou até mesmo acompanhar algum prato.

Hélios Moscatel

O Moscatel da vinícola é um espumante doce elaborado com a uva Moscato na cidade de São Joaquim, na Serra Catarinense. Um espumante elegante, alegre, de boa acidez e ótimo aroma, lembrando flores brancas. Um belo espumante que acompanha de forma harmônica doces, como por exemplo, torta de chocolate e pudim de leite.

E muito mais vinhos! Aproveite e acesse o site da Vinícola Hélios para ficar por dentro de todos os lançamentos de novos vinhos e também para adquirir os rótulos que falamos aqui no post. Aproveite, pois como a vinícola produz poucas garrafas, pode ser que alguns dos vinhos não esteja mais disponíveis para compra.

Fotos: Capa – Prefeitura de Guaporé, Produtos – Site Hélios

4 Comentários

  1. Fernando Souza 21 de setembro de 2018 at 18:52

    Degustei numa degustação às cegas o Tannat Corcéis 2010 da Vinícola Helios este ano, numa confraria aqui em Bento Gonçalves. Quando degustamos o vinho, eu, assim como todos da mesa identificamos a Tannat, porém ninguém arriscou dizer que se tratava de um vinho brasileiro e sim de um vinho uruguaio, onde tinha muita fruta, taninos bem marcantes e um toque de madeira que lembrava bastante os tannat de médio corpo do Uruguai. Amei os vinhos da Vinícola Hélios, além do Tannat gostei muito do Malbec feito em parceria com a Banda Nenhum de Nós.

    Reply
    1. Vinhos pelo Brasil 21 de setembro de 2018 at 18:55

      Olá Fernando, tudo bem? Gostamos muito também do Tannat Corcéis 2010 da Vinícola Boutique Hélios, mas você já degustou o Tannat de Safra 2013 também? Ouçamos em dizer que está ainda melhor, hein!? Saúde amigo e continue acompanhando o nosso blog!

      Reply
  2. Patrícia Silva 28 de setembro de 2018 at 13:06

    Gente do céu, eu amo o moscatel da vinícola helios. Não sabia que a vinícola era do rio grande do sul, sempre pensei que fosse de santa catarina, pois no rótulo do espumante estava escrito algo como santa catarina se não me engano, acho que são joaquim. Parabéns pelo post, adorei saber um pouco mais sobre os vinhos da vinícola hélios.

    Reply
    1. Vinhos pelo Brasil 28 de setembro de 2018 at 13:17

      Olá Patrícia, tudo bem? Sim, a Vinícola Boutique Helios produz excelentes espumantes e o moscatel é um deles. Respondendo sua dúvida: A Vinícola produz seu espumante brut e o espumante moscatel na Serra Catarinense, em São Joaquim. Os vinhos tintos e o rosè, são elaborados na Serra Gaúcha, nas cidades de Guaporé e Farroupilha. Ficamos muito feliz por ter gostado do post sobre a vinícola. Continue acompanhando nosso blog, que em breve teremos mais novidades da Helios para contar. Saúde!

      Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *