Na cidade de São Joaquim, na Serra Catarinense está localizada a Vinícola Monte Agudo. Uma vinícola boutique e familiar, que iniciou as atividades no ano de 2004 em um terroir único como solo, temperatura e altitude diferente das exploradas nas demais regiões produtoras de vinho no Brasil.

As variedades que a vinícola trabalha atualmente em seus vinhedos, são: Chardonnay, Cabernet Sauvignon e Merlot, expressando ao máximo o terroir em seus vinhos que são altamente complexos, de qualidade e com ótima capacidade de guarda.

Os vinhedos da Monte Agudo

As mudas dos vinhedos da Monte Agudo foram trazidas diretamente da França e as vinhas tiveram origem no início de 2005, em São Joaquim – Santa Catarina, a 1.280 metros de altitude na Fazendo Morro Agudo, em terreno extremamente acidentado.

Visitação na Vinícola Monte Agudo em São Joaquim

A vinícola conta com um espaço receptivo enogastronômico, onde realiza degustações com os rótulos elaborados e em almoços e jantares harmonizados.

No espaço, uma arquitetura rústica, campeira e extremamente elegante. Do alto, pode-se avistar os mais de 6 hectáres de vinhedos e ter o prazer de degustar um belo vinho com uma bela paisagem ao redor.

Piquenique na Vinícola Monte Agudo

Piquenique na Vinícola Monte Agudo
Piquenique na Vinícola Monte Agudo – Foto: Site Vinícola

Quem nunca se imaginou sentado em meio as vinhedos e fazendo um belo piquenique, hein? Pois bem, na vinícola Monte Agudo você pode desfrutar dessa maravilha com seus amigos ou familiares e ter uma experiência única, além de ter um contato ainda maior com o mundo do vinho.

Um belo momento para celebrar a vida ao lado de boas companhias, saboreas belos pães, frutas fresquinhas, geléias e muito mais. Sem contar dos vinhos da casa, claro!

Observação: Os piqueniques são realizados como eventos pontuais e a vinícola faz a divulgação dos mesmos através de suas redes sociais e e-mail, então fique ligado para ter tudo em mãos.

Pôr do Sol na Vinícola

Pôr do Sol na Vinícola Monte Agudo - Foto: Site Vinícola
Pôr do Sol na Vinícola Monte Agudo – Foto: Site Vinícola

Um dos momentos mais esperados de quem visita a Vinícola Monte Agudo é quando o sol está indo embora. O Pôr do Sol do alto da vinícola é extremamente lindo, tornando a visita uma experiência única.

E não para por aí! Além do belo anoitecer, você poderá degustar os rótulos premiados da casa, acompanhado de uma bela tábua de frios e pães fresquinhos.

Vale lembrar que a visitação na vinícola é feita mediante a reservas. Para reservar sua visita, basta ligar para os números (49) 99969.9777 – (49) 3015.9177 ou (49) 99985.1446. Caso prefira enviar um e-mail, basta escrever para vinhedos@monteagudo.com.br.

Os vinhos da Vinícola Monte Agudo

A vinícola conta atualmente com quatro rótulos, com lotes limitados, visando sempre ao máximo a qualidade e não a quantidade de seus produtos. Neste post, falaremos sobre todos eles, com destaque ao excelente Espumante Sinfonia Brut Rosé. Vamos lá?

Vinho Monte Agudo Cabernet Sauvignon / Merlot

Vinho Cabernet Sauvignon - Merlot Monte Agudo
Vinho Cabernet Sauvignon – Merlot Monte Agudo

Excelente vinho elaborado com as uvas Cabernet Sauvignon (65%) e Merlot (35%), dos vinhedos próprio da vinícola, localizados em São Joaquim, Serra Catarinense.

Vinho de coloração vermelho vivo intenso. Em nariz, apresenta notas florais de jasmim e de violeta mescladas a um agradável aroma de chocolate branco e café tostado.

Vinho com taninos bastante marcantes e macios, ótima acidez e final de boca prolongado e floral. É um vinho que expressa ao máximo o seu terroir.

A produção deste vinho foi limitada em apenas 5.239 garrafas numeradas.

Vinho Chardonnay Monte Agudo

Vinho Chardonnay Monte Agudo
Vinho Chardonnay Monte Agudo

Vinho varietal elaborado 100% com a uva Chardonnay do próprio vinhedo da vinícola.

Vinho de coloração amarelo claro e com tons esverdeados. Em nariz, muito frutado, lembrando bastante carambola, mel, compota de pêra e toques sutis de baunilha.

Em boca, um vinho vivo, alegre, com uma ótima acidez, um pouco cítrico e retrogosto longo com um gosto de lima. É aquele vinho que tu toma sem mesmo ter comida para acompanhar.

Ao todo, foram elaboradas apenas 3.189 garrafas.

Vinho Rosé Sublime Monte Agudo

Vinho Rosé Sublime Monte Agudo
Vinho Rosé Sublime Monte Agudo

O que é essa cor? Bom, vamos começar por ela. Um vinho com coloração alaranjada e muito vibrante.

Um vinho extremamente frutado, notas de framboesa, butiá e morango. Uma acidez viva, e um retrogosto agradável de lima.

Este é o vinho da vinícola com a maior produção, sendo limitado em um total de 10.000 garrafas, com uvas dos seus vinhedos próprios.

O mais legal que além de um ótimo vinho, ele tem uma garrafa linda que após ser consumido, poderá ser usada de enfeite. Fica um charme, não acham? 🙂

Espumante Sinfonia Brut Rosé Monte Agudo

Espumante Sublime Brut Rose Monte Agudo
Espumante Sublime Brut Rose Monte Agudo

Este espumante é incrível! A primeira fermentação foi feita em baixa temperatura para extrair o máximo de aromas. A segunda fermentação, em autoclaves pelo método charmat, também em baixas temperaturas, visando obter a formação de perlage com bolhas finas e valorizando os aromas.

O vinho ficou em contato com as leveduras por seis meses, visando atingir uma complexidade aromática e uma boa cremosidade em boca.

De coloração rosa claro vivo, perlage fina e intensa, lembra aromas frutados com nunces de goiaba e cereja, trazendo também um mesclado leve de notas de pão torrado e de fermento. Na boca, um vinho volumoso e ótimo retrogosto e sabor frutado.

Produção limitada em apenas 10.000 garrafas.

Indicamos muito a visita na vinícola e também que todos conheçam os rótulos da Monte Agudo e comprovem essa qualidade que falamos. Abaixo, estamos deixando o endereço da mesma para quem quiser colocar a vinícola em seu próximo roteiro à Serra Catarinense.

Endereço da Vinícola

Rodovia SC 438 km 69,5
CEP: 88600-000
São Joaquim – SC – Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *