Gramado é conhecida por ser uma cidade romântica e gastronômica, mas você sabia que nela encontra-se uma das melhores vinícolas do Brasil? A Vinícola Ravanello iniciou as primeiras vinificações em 2008, na vinícola experimental da Embrapa, em Bento Gonçalves e somente no ano de 2010 as vinificações começaram a ocorrer na Vinícola em Gramado.

Degustação e Visitação na Vinícola Ravanello em Gramado

Visitantes na Vinícola Ravanello
Visitantes na Vinícola Ravanello – Foto: Ravanello

A vinícola possui visitação com degustação guiada a um preço de R$ 45, com duração em torno de cinquenta minutos e degustação de três vinhos durante a visitação. A visitação se inicia na frente da vinícola, onde o Sommelier da mesma irá conduzir os participantes e explicar um pouco sobre a história da vinícola, logo após todos se direcionam ao vinhedo onde é cultivado as variedades Chardonnay, Cabernet Sauvignon e Merlot.

Feito isso, começa a parte interna do passeio. A primeira parada é explicado um pouco sobre o processo de vinificação e depois os visitantes irão degustar o Vinho da uva Chardonnay, que na qual também é feito uma breve explicação. Logo, todos se direcionam para a parte com os barris de carvalho, onde poderão ver o processo de vinificação integral, que na qual iremos explicar logo abaixo. Lá, você irá degustar o vinho Merlot e logo após na próxima parada para visitar a parte dos espumantes, será servido o Vinho da Linha Premium Cabernet Sauvignon de vinificação integral.

Após o passeio, todos serão direcionados para a loja da vinícola, onde poderão conhecer todos os demais vinhos, com orientação do Sommelier e dos donos da mesma e fazer uma nova degustação, com um custo adicional.

Os vinhos da Vinícola Ravanello

A Ravanello elabora apenas vinhos finos (não elaboram vinhos de mesa e nem suco de uva) e possui três linhas, sendo elas: Linha Clássica, Linha Premium e Dionísio. Ah, vale lembrar que a Ravanello também produz espumantes.

Os Vinhos da Linha Clássica são elaborados consiste basicamente na fermentação em tanques de aço inox e logo após isto, são estabilizados em barricas de carvalho francês por pouco tempo. São elaborados com uvas do seu vinhedo próprio em Gramado, a 800 metros de altitude e também com uvas da Região dos Campos de Cima da Serra, (Vacaria/RS), Campanha Oriental (Itaqui/RS) e Serra do Sudoeste (Encruzilhada do Sul/RS).

Os vinhos da Linha Premium são vinhos mais elaborados do que os da Linha Clássica. A fermentação ocorre em barricas de carvalho francês e em tanques de aço inoxidável. Após esta fermentação os vinhos são estabilizados em barricas de carvalho francês por pelo menos seis meses. Por fim, os produtos da Linha Premium representam a mescla das duas técnicas de vinificação, resultando em vinhos elegantes e de alta qualidade.

Por fim, a Linha de Vinhos Dionísio. Os vinhos desta linha traduzem a expressão máximo das melhores uvas entre todas as proveniências escolhidas pela Vinícola Ravanello em cada safra. A fermentação ocorre igual a Linha Premium, em barrica de carvalho francês e sua estabilização em barricas de carvalho francês de primeiro uso. É um vinho elaborado apenas em safras excepcionais.

Ao todo, são mais de 15 produtos em sua carta e iremos falar de um vinho em especial aqui no post, que é o Dionísio 2013.

Vinho Ravanello Dionísio 2013

Um vinho de grande presença e com alto potencial de guarda. Elaborado com 52% de Teroldego (Região da Serra do Sudeste) 35% de Tannat (Campanha Gaúcha) e 13% Merlot (Gramado, com uva do vinhedo próprio). O Dionísio é um vinho com aromas intensos, muita complexidade e agradável.

Aromas de ameixa preta madura, cassis, licor e própolis. Vinho com muito corpo, taninos volumosos e harmônicos. Fim de boca de muita intensidade e muito agradável.

Este vinho foi elaborado até o momento somente nas safras 2010, 2011, 2012 e 2013.

Horário de Atendimento da Vinícola Ravanello

O horário de atendimento da vinícola é de segunda sábado, das 9h30 às 17h15. O passeio acontece de segunda à sábado às 10, 11, 14, 15 e 16h (não precisa agendamento, basta chegar entre 15 e 20 minutos antes dos horários estabelecidos). Caso prefira entrar em contato com a vinícola para quaisquer dúvidas, basta ligar para os números (54) 99668-6400 ou (54) 99668-6495 ou enviar um e-mail para vinicolaravanello@vinicolaravanello.com.br.

Acesse o site da Vinícola Ravanello de Gramado.

Endereço da Vinícola

RS 235 – Km 28,3 Carazal (Em frente ao Snowland)
Gramado – RS – Brasil
CEP 95670-000
Caixa Postal 271

9 Comentários

  1. Renata Silva 21 de setembro de 2018 at 18:44

    Eu fiz uma visitação na Vinícola Ravanello em Gramado no ano de 2017 com minha família e amei! Degustamos o vinho dionísio 2012 e achamos fantástico, um vinho brasileiro lindo e extremamente muito bem elaborado, sem contar que foi um excelente safra também. Indico muito a visitação na Vinícola Ravanello e também fazerem a degustação completa com todos os vinhos da mesma. Atenciosamente, Renata!

    Reply
    1. Vinhos pelo Brasil - Autor do Blog 21 de setembro de 2018 at 18:47

      Olá Renata, tudo bem? Exatamente, a Vinícola Ravanello é extremamente fantástica, conforme tu falaste. Nós, do Vinhos pelo Brasil temos o maior orgulho de ter escrito este post sobre ela, pois muita pessoas que destinam a Gramado, na Serra Gaúcha, acabam não sabendo da Vinícola. Muito obrigado por tuas palavras e continue acompanhando nosso blog. Saúde!

      Reply
  2. Maria Regina Loth 22 de setembro de 2018 at 12:53

    O vinho rosé da Ravanello é uma delícia, harmonizou super bem com o Salmão que fizemos aqui em casa. Ótimos vinhos, ótima recepção a quem vai fazer a visitação na vinícola e sem contar nos maravilhosos vinhos que ela produz. Parabéns pelo post, muito bom e com ótimas informações. Abraço, Maria Regina.

    Reply
    1. Vinhos pelo Brasil - Autor do Blog 22 de setembro de 2018 at 12:56

      Bom dia, Regina! Adoramos também o vinho rosé da Vinícola Ravanello. Que legal que você gostou da visitação e dos produtos da Vinícola. Sem dúvidas ela está entre uma das melhores Vinícolas do Brasil. Obrigado por seu comentário em nosso blog. Saúde, amiga!

      Reply
  3. Jéssica Mello 23 de setembro de 2018 at 17:05

    A Vinícola Ravanello um vinho que eu acho fantástico e não foi falado no post que é o Espumante Moscatel. Acho que dos espumantes brasileiro foi o melhor que eu provei até hoje, pois ele não é tão doce e tem uma acidez boa, além de um retrogosto cítrico muito bom. Adorei!

    Reply
    1. Vinhos pelo Brasil - Autor do Blog 23 de setembro de 2018 at 17:06

      Olá Jéssica, tudo bem? Pois é, acabamos não mencionando o espumante moscatel da Vinícola Ravanello, mas ficamos felizes por você ter lembrado dele. Também gostamos muito do espumante e é exatamente como tu comentaste! Saúde, amiga!

      Reply
  4. Augusto Klein 31 de outubro de 2018 at 13:30

    Como faço para reservar um horário de visitação na vinícola ravanello? eu e minha familia vamos para gramado neste feriadão de finados e queremos ir na vinicola, pois aqui no nordeste não temos acesso aos vinhos da ravanello e o frete para nós fica extremamente caro.

    Reply
    1. Vinhos pelo Brasil - Autor do Blog 3 de novembro de 2018 at 12:34

      Olá Augusto, tudo bem? O horário de Atendimento da Vinícola Ravanello é de segunda sábado, das 9h30 às 17h15. Não precisa agendar, mas caso ache válido, é só ligar para a vinícola.Um forte abraço e saúde!

      Reply
  5. Pingback: Vinícolas para Casar na Serra Gaúcha - Bento Gonçalves e Gramado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *